Hoje vou dar algumas dicas de onde você (colecionador ou gamer) pode encontrar jogos e consoles antigos na sua cidade, geralmente com preços bem mais em conta que na internet.
Dica 1 - Não tenha vergonha em espalhar por aí que você coleciona, compra, aceita doações de video games antigos, se ninguém souber você nunca vai ganhar, comprar ou negociar nada.
Dica 2 - Procure centros de reciclagem na sua cidade, vá até o local, faça amizade com o dono, peça licença para garimpar. A maioria desses centros (também conhecido como Ferro Velho) não seguram estes itens eletrônicos, acreditem, eles simplesmente descartam como sucata para trituração, por isso é importante estar passando no local pelo menos a cada 15 dias para garimpar. Nunca pergunte se o aparelho ou jogo está funcionando, comprar nesses lugares é uma compra no escuro, mas verifique as condições do local que você achou a relíquia, veja se chove, se tem água por baixo, se bate sol de mais e ai comece a negociar.
Dica 3 - Procure bazares de igrejas, escolas, APAE, Casa de David, Exército da Salvação, Lions Club, Mercatudo, AACD etc... Estes são só alguns exemplos, são ótimos lugares de garimpo, deixe seu telefone para contato caso apareça algo relacionado a video games.
Dica 4 - Procure por brechós e lojas de móveis usados independentes, numa época de crise, ,esse tipo de negócio está crescendo muito e não raro eu encontro alguma coisa relacionada a games nessas lojinhas, deixe seu telefone mas procure sempre estar passando para garimpar, muitas vezes os donos dessas lojas simplesmente não sabem diferenciar um vídeo game de um vídeo k7 ou um tocador de CD e acabam não entrando em contato, isso vale para donos de ferro velhos também.
Dica 5 - Procure feiras de trocas (mais conhecidas como Feira do Rolo), uma dica importante é chegar bem cedo nessas feiras, pois geralmente tem vendedores especializados em games nessas feiras que compram na própria feira para revender, se você for tarde, tudo que tinha relacionado a games com preço baixo já foram comprados por estes vendedores.
Dica 6 - Coloque um panfleto no mercado, rodoviária, jornal da cidade, buteco etc... dizendo que você compra vídeo games velhos, mas veja, coloque "velhos" e não "antigos", pois o vintage está na moda e quando surge a palavra "antigo" logo os valores vão lá pra cima. Se alguém entrar em contato peça para ir ver o game antes de dar valores e sempre pergunte antes quanto que a pessoa está pensando em pedir, por que as vezes o que você está disposto a oferecer é muito mais do que a pessoa espera ganhar com a venda.
Dica 7 - Fique de olho em grupos de barganhas da sua cidade e região no facebook, use a pesquisa do grupo para ver anúncios que já ficaram pra trás na listagem, a parte 2 da dica numero seis também vale para este caso.
Dica 8 - Fique de olho no OLX, coloque na pesquisa o nome da sua cidade e filtre os resultados para categoria de vídeo games, filtre também para antiguidades, a parte 2 da dica numero seis também vale para este caso.
Aplicando essas dicas você aumenta e muito suas chances de achar um tesouro (games) a preços baixos e bem perto de você, boa sorte!