Sim, vou falar um pouco sobre esse rede social antiga, que marcou uma parte de nossas vidas.
"Você tem Orkut?"
Era assim que muitos relacionamentos começavam na década passada, Orkut, caso alguém tenha vindo de Marte, ou seja tão jovem que não tenha ouvido falar, foi uma rede social lançada em Janeiro de 2004 por um turco que deu seu próprio nome ao site.
"Você tem Orkut?"
Era assim que muitos relacionamentos começavam na década passada, Orkut, caso alguém tenha vindo de Marte, ou seja tão jovem que não tenha ouvido falar, foi uma rede social lançada em Janeiro de 2004 por um turco que deu seu próprio nome ao site.
Você hoje pode até rir, mas ter Orkut foi, por algum tempo, sinal de status social. Só entrava nesse meio social 'trichique' quem recebesse um limitado e raro convite.
Orkut foi a primeira rede social onde os stalkers podiam se saciar, bisbilhotar as fotinhas das ex namoradas,
Outro ponto forte desse rede, era a possibilidade de você reencontrar amigos, conhecidos e familiares que há anos você não mantinha contato já que a rede social se tornou bastante popular, todos criavam perfis. Mesmo aquelas pessoas que você não gostava, acabavam te encontrando.
Foi por muito tempo uma forma de marcar encontros e conhecer pessoas. Namoros vingaram, casamentos e várias famílias se formaram graças a rede do Google.
Mas o inverso também ocorria, e muito. Afinal com o Orkut a ciumeira aumentou. E como seria diferente?
Certa vez que eu tive um rompimento de namoro quando a garota que eu estava na época viu que eu tinha mandado um scrap todo bonitinho e colorido para outra garota. E assim foi com milhões de pessoa pelo Brasil. Orkut foi, por um bom tempo, a melhor maneira de encontrar mulher. (E homens também, caso alguma fêmea esteja lendo)
O grande forte dessa saudosa rede social, certamente foram as comunidades que juntavam pessoas para falar dos mais diversos assuntos, gostos, bizarrices.
Com o tempo, devido a falta de assunto sobre o tema, tornavam-se maçantes, com besteiras e centros para discussões absurdas.
Uma das mais famosa, a Eu Odeio Acordar Cedo contava com cerca de 7 milhões de membros e no tempo áureo de movimentação lá pelos idos de 2009 foi vendida pelo dono por cerca de 5 mil reais.
E agora que eu fiz você se recordar de bons momentos que não voltam mais, Vou fazer uma revelação bombástica que vai mexer com seu dia .... :P
O Orkut não morreu. (Ainda)
Tem muita gente que o acessa em pleno ano de 2014. Em estimativa do próprio Google, cerca de 6 milhões de pessoas logaram na rede no final de 2013 e segundo pesquisas, a atual queridinha do Google, o G+ perde em número de acessos para o bom e velho Orkut que, mesmo capengando, se mantém na 6ª colocação no ranking de acessos (de acordo com Olhar Digital).
Claro que não é o mesmo de antes. E isso não significa necessariamente que tenha ficado ruim. Os joguinhos de 'beija ou passa', 'continue a frase' , 'dê um apelido para o membro acima' e tantas outras futilidades migraram para as demais redes, o que deixou o Orkut mais limpo, mais direto.
As comunidades antigamente se multiplicavam aos milhões com temas fúteis, que acabavam virando centro de distribuição de spams e propagandas para aumentar seu pênis. Hoje, nas comunidades que seguem ativas, com seus donos presentes e atuantes, isso não ocorre mais, e mesmo em pequenos grupos a resistência ao fim do Orkut continua.
Mas não por muito tempo.
O Google comunicou a todos que em 30 de Setembro, essa maravilhosa rede social chegará ao fim. Não vai sumir de repente, as comunidades e postagens ficarão lá. ... Como um museu, onde você só pode olhar, jamais tocar. Com o tempo, presumo, aos poucos irá sumir em definitivo.
Que tal tirar o cheiro de naftalina e dar uma visitada no seu perfil, para um último adeus?*
Certamente visitando suas fotos, comunidades, scraps e recados, ... Encontrará algo que marcou sua vida, ou que se envergonhará para sempre. :)
*Apenas para quem não excluiu sua conta. Não é possível criar uma nova.
Por: Rannid Gonçalves
Comunidade Video Games Antigos no Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=124418746
Nenhum comentário:
Postar um comentário