[Fechar]

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Download Grátis e Programas de Graça

Principal vantagem dos programas gratuitos

Após refletir um pouco sobre softwares em geral e sistemas operacionais, veio algo a minha mente que resolvi escrever aqui para fazê-los pensar também.
Como o título indica, falarei sobre uma das principais vantagens de se utilizar programas e/ou sistemas operacionais gratuitos: as novas versões.

Para quem utiliza o sistema Windows sabe que é uma coisa chata atualizar o sistema operacional a cada nova versão deste, pois além de se manter 'atualizado' , também está acostumado (acomodado) com as facilidades deste sistema. O problema é que para isso é necessário desembolsar mais de 1/3 do salário mínimo brasileiro, afim de se manter atualizado. O mesmo acontece com outros programas como Microsoft Office, Adobe Photoshop, Corel Draw, etc. A cada nova versão, mais desembolso de dinheiro e muitas vezes nem há tanta vantagem nisso, mas como outras pessoas atualizam e começam a utilizar as novas funcionalidades destes programas, acaba sendo necessário acompanhar estas atualizações para que continuemos conseguindo 'conversar' com estas pessoas, principalmente quando você recebe aquele arquivo “importante.docx” e ainda está utilizando o Microsoft Office 2003 ou até mesmo o 97(!).


Agora partamos para o lado 'free' da coisa.

Comecemos pelo sistema operacional gratuito, qualquer distribuição linux gratuita, por exemplo. Se ele não se atualizar 'sozinho', você pode acessar a página do desenvolvedor ou outro site e baixar a nova versão do sistema a custo zero. No mundo linux não utilizamos o Microsoft Office, mas temos as igualmente boas, suítes de escritório: Open Office e Libre Office. Neste caso acontece a mesma coisa, se o programa não indicar uma atualização, você pode baixar a versão mais recente e voi lá! Mais um programa atualizado sem custos adicionais! Acontece o mesmo com os demais programas. Embora muitos destes programas não tenham o glamour da Adobe, Microsoft e etc, possuem a mesma utilidade e funções similares, principalmente as básicas.

A principal vantagem que me refiro é esta: na próxima versão do programa eu não preciso esquentar a cabeça e o bolso, ela virá, eu vou baixá-la e pronto. Não vou precisar comprar nada. O que muitas desenvolvedoras de software fazem é nos viciar nos programas delas para depois termos que pagar para ter mais deles e assim por diante

Então você me diz, mas eu gosto do 'meu Windows', tudo bem. Quer economizar um pouco pelo menos? Utilize software gratuito, por exemplo o Libre Office que citei acima ou o Gimp, Inkscape e demais programas que substituem com eficiência os programas pagos relativos como Photoshop, Corel Draw, respectivamente.

Mas eu não sei utilizar estes programas! Bom você também não sabia utilizar os programas que você utiliza hoje não é mesmo?

Tudo nessa vida se aprende.

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Dia dos Pais!

   O dia dos pais está chegando, e venho aqui contar para vocês um "causo" entre pai e filhos que a aconteceu comigo.

   Eu estava com mais ou menos uns 10 ou 11 anos, era um domingo qualquer, dia bonito, ensolarado, poucas nuvens. Meu pai acordou meu irmão e eu e disse para gente se arrumar pois teriamos um dia de caminhada.
   Saímos de casa, por volta de umas 11:00, passamos em uma avicola, meu pai comprou um frango assado e uma garrafa de coca-cola, seguimos em direção ao pico do olho d'água, o ponto mais alto e acessível da cidade de Mairiporã - SP.
   No inicio era tudo festa, eu e meu irmão adoravamos estar com nosso pai, pegamos algumas trilhas e foi a primeira vez que comi um morango silvestre.
   Na metade do caminho eu ja comecei a me perguntar, "que raios de programa de indio é esse?", o tempo estava virando, quanto mais a gente subia mais neblina aparecia, só não estava com fome porque tinha morango pelo caminho inteiro e vários pés de amora, eu olhava pra trás e pensava que ainda teria que descer tudo aquilo. Mas fomos até o topo do pico!
   Chegando lá, não dava pra ver um palmo a frente dos olhos de tanta neblina, um frio que deixava a boca roxa e fazia os dentes bater.
Nos encolhemos de baixo de uma pedra, provavelmente a única que não tinha uma macumba da noite passada, e ali mesmo destrinchamos o frango "gelado" com as mãos e matamos a garrafa de coca cola.
   Depois de uma meia hora ouvindo umas histórias que meu pais contava de quando ele era criança no sítio e congelando no frio, nós pegamos o caminho de volta pra casa e nunca mais subimos nesse pico a pé!
   Confesso que no dia eu não gostei muito do programa que meu pai nos meteu, pensava que poderia estar em casa, no quentinho, assistindo desenho ou jogando video game, mas hoje eu percebo que naquele dia meu pai só estava querendo ser pai, passando um tempo com os filhos, brincando, ensinando, protegendo...
   Infelizmente meu pai se foi em 2012 aos 67 anos, vítima de um infarto fulminante, mas esse dia, esse domingo
qualquer ficou na minha memória, assim como inúmeros momentos e exemplos de um pai amigo, protetor, professor, que ele deixou pra mim e pros meus irmãos.
   Desculpem o termo que vou usar agora, mas meu pai era um cara FODA!