Será que a crise política nacional poderia afetar a vida dos colecionadores de games antigos?
A um tempo atrás eu postei aqui no blog um texto sobre a febre dos colecionadores de vídeo games, e um outro texto sobre a diferença entre colecionadores e investidores, se quiser dar uma olhada nas duas postagens segue os links:
http://areanerdx.blogspot.com.br/2014/01/diferenca-entre-um-colecionador-e-um.html
http://areanerdx.blogspot.com.br/2014/04/a-febre-dos-colecionadores-de-video-game.html
O que as dois textos acima tem a ver com o título dessa postagem? Bom, nas duas ocasiões passadas eu canto a bola de que um dia os preços dos games antigos vão cair, por causa do descaso de colecionadores "fogo de palha" ou "de modinha" e por causa da quantidade de vendedores caçando e investindo nos jogos para revenda.
Sim eu sei que os preços ainda estão altos, basta dar uma breve navegada nos anúncios do Mercado Livre e até mesmo em sites de classificados em geral como o OLX, porém, desde o inicio do ano, ando percebendo uma leve tendencia dos colecionadores a pisar no freio, no mercado livre vejo produtos, que em outras épocas, eram disputados na faca e hoje estão encalhados a meses, ainda com preços altos, mas parados, muitos sem nenhuma pergunta dos interessados.
Em grupos de vendas e leilões, em redes sociais, vejo muito vendedor reclamando de compradores que simplesmente desistem da compra. É entrar no grupo e ver o mesmo vendedor anunciando os mesmos produtos todo santo dia. Parece que a coisa travou, pode ser impressão minha, mas vejo esse mercado em declínio, parte da culpa se deve aos péssimos serviços dos correios, mas vejo a alta dos preços de produtos prioritários como: combustível, alimentação e dólar, freiar o impulso do comprador - colecionador.
Não sabemos quanto tempo essa crise política nacional vai durar, talvez dure os quatro e longos anos que temos de governo petista, quem sabe a crise chegue aos investidores de plantão, mercadoria parada, pouca demanda, colecionadores pai de família (como eu) segurando a grana pra garantir o prioritário.
Ao meu ver, um bom cenário para uma queda dos preços, será?
Queda no preço? Só se for para artigos comuns e manjados. Quem tem coisas boas agora sabe que a importação vai cair e a tendência é enfiarem ainda mais a faca.
ResponderExcluirAcho que os problemas econômicos do país serviram para abrir os olhos de algumas pessoas em relação aos games, algo como acontece no mercado imobiliário. Algumas coisas estavam ridiculamente caras e acredito que quem comprava a preços altos era pra revender ou como "investimento", não colecionar.
ResponderExcluirBom texto, boa reflexão.