[Fechar]

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Restaurando um Playstation One Fat encontrado no ferro velho


   Em mais uma vasculhada em um dos ferros velhos que eu frequento, acabei encontrando esse console da foto acima, trata-se de um Playstation 1, modelo fat. Na minha opinião, um dos melhores consoles ja fabricados na face da terra!
   Me lembro que foi um desses que eu consegui comprar com meu próprio dinheiro, na S.T. Efigênia, por valta de 1997 ou 1998.
   Resolvi fazer uma verdadeira restauração nesse nosso amigo judiado e surrado, vou descrever aqui todos os passos que eu realizei para traze-lo devolta a vida. Mãos a obra!

- Em primeiro lugar vamos desmontar o console por completo, com uma chave philips, remova os 6 parafusos da parte inferior.

- Desmonte todas as partes do console e separe tudo que for plastico das partes eletrônicas, você terá as seguintes peças depois de desmontado.

- Lave com água e sabão todas as partes plásticas, use um pincel e uma esponja para ajudar a remover as sujeiras mais grossas. Remova a sujeira das partes eletrônicas com um pincel macio seco.


- Faça uma limpeza na lente usando somente um cotonete seco, verifique tb se não há sujeira nas engrenagens do leitor e se possível passe um pouco de vaselina nas mesmas.

- Monte o video game mas não coloque a tampa superior ainda, uma dica é tirar várias fotos enquanto for desmontando, para não se atrapalhar na hora de montar tudo novamente.

- Antes de colocar a tampa superior, vamos ver se console liga e verificar se o leitor consegue carregar algum jogo. Para isso ligue o video game com o cd do jogo encaixado na bandeija e com uma chave aperte o botão que fica próximo ao leitor para simular a tampa fechada, veja na foto.

- É bem provável que seja necessário alinhar o leitor (caso ele não consiga ler o jogo), é um processo que exige muita paciência, confesso que quase desisti desse leitor, mas depois de uns 40 minutos procurando a posição certa, o abençoado resolveu funcionar, portanto insista bastante antes de condenar o leitor.
   Veja nesse vídeo que eu fiz, como realizar o alinhamento do leitor.

Considerações finais:
A aparencia do console ficou muito boa, o leitor não ficou 100%, em alguns jogos mais pesados ele dá algumas enrroscadas, jogos leves como KOF 97 roda suave.


Clique AQUI e se inscreva no meu canal
Cadastre seu email no blog para receber avisos de novos posts e atualizações!

7 comentários:

  1. Belo trabalho de restauração, parabéns!

    ResponderExcluir
  2. fenomenal, queria encontrar um ps1 fat também. tenho meu JAP mas parou de ler os jogos, poderia ser a lente que desalinhou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o leitor pelo menos roda assim que vc liga o console pode ser o lainhamento sim....tenta fazer o procedimento do vídeo, com paciencia,demora para achar a posição certa.

      Excluir
  3. removi os botoes do power do reset e do opena ta tampa de cima para lavaçao,e caiu uma mola redonda de baixo de um desses botoes,vç sabe em qual botao essa mola vai?

    ResponderExcluir
  4. Boa noite. Tenho um console de mesmo modelo. Porém muito tempo guardado ele não liga mais. Gostaria de saber se tem alguma ideia do que possa ser o problema. Já verifiquei o fusível e o mesmo está bom. Caso tenha alguma ideia me ajudaria muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se ele nem liga é bem provável que seja problema na fonte, veja se não tem nenhum capacitor estourado e teste com um multimetro se a fonte está passando energia para a placa mãe

      Excluir