[Fechar]

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Diferença entre um colecionador e um investidor

   Não estou escrevendo este texto para criticar ninguem, apenas quero mostrar meu ponto de vista.

   Uma onda de colecionadores de video games invadiram esse seleto grupo de apaixonados pelos "joguinhos" e fizeram com que os preços dos itens desejados pela maioria dos colecionadores disparassem nos ultimos anos.


   Jogos comuns que se achava em grande quantidades em feiras lojas e bazares começaram a ficar escassos e com preços exorbitantes, natural, lei da oferta e procura.


   O detalhe é que esse monte de colecionadores trouxeram junto uma outra categoria de compradores, os investidores.   Na maioria das vezes se passam por colecionadores em grupos e foruns afim de investigar, especular e saber os valores de venda de seus itens.
Isso não se aplica somente na área de games, em todo tipo de colecionismo é possivel encontrar e identificar esses investidores.


   Não há nada errado em ser um investidor, o chato é ver um desses se passando por um colecionador, colhendo informações, especulando, e quem sabe ja arrumando um colecionador disposto a comprar seus produtos, parece que estamos sendo "tapeados".


   É fácil identificar um investidor, geralmente ele exibe seus itens e ja vai logo perguntando quanto vale, não se preocupa com aspectos técnicos do game, etc... Um colecionador exibe seus brinquedos sem se preocupar com seu valor de mercado, pois é algo particular, que vai ficar guardado, ser apreciado, joga-lo  até que o mesmo pare de funcionar ou seu dono vá dessa para melhor.


   Para um colecionador, muitos itens não tem valor, não é questão de dinheiro, é apelo emocional, ou mesmo a dificuldade de achar outro item no mesmo estado.


   É uma faca de dois gumes, um investidor está sempre disposto a vender seus itens, se tornando um fornecedor, porem ele faz com que os preços subam pelo fato de serem efetivamente intermediários entre o vendedor e o colecionador.


   O colecionador compra, guarda e vende uma ou outra coisa repetida para manter sua coleção, ja o investidor vende tudo que compra para ganhar dinehiro.


   Enfim, evitem comprar de investidores, pois vai chegar uma hora que serão obrigados a vender quase no mesmo preço que compraram para não terem prejuízos.

3 comentários:

  1. Me chamo Josemar e moro em Nazaré da Mata. Tenho a maior coleção de videogames do interior de Pernambuco e gostaria de arrecadar doações de jogos de PS4 ou Xbox One para completar minha coleção de 12 jogos.
    Por um acaso, coleção digital também conta? Como serei colecionador sem os jogos da LIVE e PSN?
    Um abraço a todos.

    ResponderExcluir
  2. Esse artigo é uma piada, só pode! kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir