[Fechar]

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Videogame estraga a TV

Para as gerações atuais, quando a imagem não é Full HD e exibida em uma televisão de alta resolução, de preferência que seja plasma, a diversão já cai em uns 70%. Pois bem, não sou velho (ainda), mas no início de minha vida de jogador de videogames (a.k.a gamer), ao ganhar meu primeiro console, um Atari 2600 clone, ganhei junto um TV portátil, a magnífica Deluxe Portátil 5"!


Deluxe Portátil 5" TV e Rádio!
Pode parecer muito mais distante do que realmente foi, isso foi no início dos anos 90, cidade do interior e tal, mas ainda era comum encontrar com televisores preto e branco nas casas.

Unha e carne de meu Atari, me acompanhava de casa para a casa de meus avós, quase todo dia. Sua imagem limpa é até hoje algo que me agrada... me divertia muito em seu mundo monocromático impulsionado pelo potente Atari!


As transições das estações do ano e dia/noite de Enduro não tem o mesmo charme à cores do que tinha em preto e branco, acho que jogo de Atari tinha de ser P&B mesmo, tamanho encaixe. Só me foi traiçoeira ao jogar Pressure Cooker... aí sim tive de quebrar a cabeça para descobrir de qual sabor eram os lanches e passei muita raiva.

Esta gloriosa TV ainda recebeu meu Master System 3, mas já de forma eventual, mais quando ia à casa (mais uma vez) de meus avós, pois videogame estraga a televisão, não sabiam? Pois é, havia esta "lenda" e piorava quando era no xodó da casa: a TV à cores.

Quando ganhei meu Master 3 pude desfrutá-lo em uma TV maior: 14" de puro som mono! Visor 3D, pois a tela "saltava" a frente a caixa:


Televisor Colorado
A TV que tenho (sim, ainda vive!) é muito próxima a esta da foto, falta somente a alça superior, pois era "portátil". Nesta época tudo com uma alça era portátil.

Esta TV viu muito Alex Kidd e Vigilante, mas comparando com a Deluxe, utilizei pouco, pois depois migraria para minha primeira TV à cores e pouco depois viria meu Super Nintendo.

Mas neste meio tempo, ainda joguei SNES em TV preto e braco, e advinhem, na Deluxe! Só que desta vez de meu amigo/irmão, que comprou o SNES antes de mim... e poxa, zeramos Mortal Kombat 3 em uma TV dessas! Jogamos Indy Car nela... 5" e tela dividida ao meio! Insano!

Quando tive o meu SNES cheguei a ligar minha Deluxe a uma TV à cores simultaneamente e a nitidez da Deluxe ficava muito evidente, a ponto de me pegar jogando mais por ela do que na "colorida".

Depois de pouco tempo a Deluxe foi aposentada e fez companhia a meu pai, mas mais como rádio.

E vocês, já jogaram videogame em TV preto e branco?


Por: Leandro Giannetti
Canal LGD Retrogamer no Youtube: https://www.youtube.com/user/lgdopus

4 comentários:

  1. Sim, joguei rs. Nintendo 8 bits, Atari. Mas ao contrário de vc, eu não gostava

    ResponderExcluir
  2. Poxa, cara, curti seu blog. Me identifico com muito de suas historias de games. Também joguei MUITO alex kid numa tv preto e branco, e em seguida migrei pro super nintendo numa à cores. Bons tempos aqueles. Parabéns pelo trabalho, e continue assim.

    ResponderExcluir
  3. baaaaaaaaaaaahhhhhhhhhhhhhhh
    voltei no tempo hehehe

    ResponderExcluir