O Mercado Livre é o maior site intermediário de comércio do Brasil, com um pouco de trabalho e paciência é possível transforma-lo numa fonte de renda extra, ou até mesmo na sua fonte de renda principal.
Primeiramente você precisa ter um produto a oferecer, não precisa ser necessáriamente um produto novo, com garantia ou algo inovador, nem precisa estar inteiro ou funcionando, você só precisa ter um produto!
Você pode começar procurando aí na sua casa algo que esteja parado, juntando poeira e ocupando espaço, algo que você queira se desfazer e que talvez alguem queira ter, peça um preço justo, coloque várias fotos e seja bastante honesto em relação ao estado e funcionamento.
Caso fique na dúvida, sobre qual preço colocar no seu produto, você pode utilizar a opção de leilão, onde você define um preço mínimo ou coloca a base de 1 real, e os interessados ofertarão lances, quem der mais até o final do prazo estipulado leva o produto.
Caso você ja venda um ou vários produtos em sua loja ou de porta em porta, pode utilizar o Mercado Livre como um novo canal de vendas, nesse caso esteja pronto para atraír clientes tanto pelo preço como pela qualidade do produto, pois a concorrencia é com o país inteiro!
O Mercado Livre não cobra o cadastro e existem modalidades de anuncio grátis, portanto qualquer um com acesso a internet pode começar seu próprio negócio online, mesmo sem ter um capital inicial, eles combram somente uma taxa de venda, cujo valor pode variar de acordo com a categoria e valor do seu produto.
Você pode receber o pagamento nas seguintes modalidades:
- Depósito em conta - o comprador faz o depósito ou transferencia para uma conta bancária, você envia o produto depois que o dinheiro cari na sua conta
- Mercado Pago Cartão de Crédito - o comprador compra através do site com o cartão e pode até mesmo parcelar, vecê recebe um aviso do site que o pagamento dele foi aprovado, assim que o cliente receber a mercadoria ele avisa o mercado livre que está tudo certo (qualifica) e o dinheiro fica disponivel na sua conta do Mercado Pago para ser retirado, neste caso é cobrado mais uma taxa de 3 reais para transferir o dinheiro.
- Mercado Pago Boleto - o comprador compra através do site e imprime um boleto que pode ser pago até nas lotéricas, vecê recebe um aviso do site que o pagamento dele foi
aprovado, assim que o cliente receber a mercadoria ele avisa o mercado
livre que está tudo certo (qualifica) e o dinheiro fica disponivel na
sua conta do Mercado Pago para ser retirado, neste caso é cobrado mais
uma taxa de 3 reais para transferir o dinheiro.
Amanhã eu volto aqui para falar um pouco sobre Reputação e Qualificações do Mercado Livre!
Reputação e Qualificações
A reputação de um vendedor pode influenciar muito na decisão da compra ou não de um cliente. Uma boa reputação é adiquirida conforme você vai vendendo seus produtos e recebendo um feedback positivo dos compradores (
as Qaulificações).
Quem compra tambem recebe uma qualificação, este sistema pode ser usado como um fator de segurança para os dois lados, o vendedor pode escolher vender ou não seu produto para um determinado cliente. Um comprador com 100% de qualificações negativas é dor de cabeça na certa, usuários novos sem qualificação nenhuma tambem podem ser fakes de compradores negativados, portanto é preciso ficar atento ao perfil do comprador.
Sempre que você recebe uma pergunta de um comprador o perfil dele fica visível a você através do apelido dele. Recomendo que evitem vender via Mercado Pago para usuários novos ou com um histórico de qualificações negativas muito grande, nesse caso limite a forma de pagamento à depósito bancário.
Como qualquer sistema de segurança este tambem pode ser burlado, então verifique quem qualificou e os comentários dos vendedores, suspeite de várias qualificações de um mesmo vendedor e comentários repetidos, existem espertinhos que simplesmente trocam qualificações através de redes sociais ou mesmo no Mercado Livre.
Na próxima atualização vou mostrar como você pode montar um bom anuncio e quais são as taxas que você vai pagar ao Mercado Livre.
Como montar um bom anuncio
Ao clicar em "Vender" você deve primeiro selecionar a categoria e subcategorias do produto que está colocando a venda, selecionar a categoria correta vai permitir que seu anuncio seja encontrado mais facilmente por quem procura.
Comece montando seu anuncio pelo título, esse deve ser um resumo em poucas palavras do seu produto.
Na minha opinião um bom anuncio é aquele que descreve com detalhes o produto que você está vendendo, principalmente se for algo usado, deve conter várias fotos do produto (6 fotos são permitidas) e descrever exatamente quais são os defeitos que seu produto apresenta (se houver), esconder ou deixar de citar um defeito, risco, trincado, ou até mesmo um fio desemcapado não vai ajudar no pós venda, e pode voltar contra você na hora de receber a qualificação do comprador.
Particularmente eu não gosto de anuncios, padronizados, que tem um monte de mesagens dizendo que você será negativado caso não pague o produto, informações sobre valores fixos de frete, etc...
Prefiro anuncios mais pessoais, no qual você sabe que está lidando com uma pessoa e não uma empresa que só atende por e-mail e manda mensagens padronizadas para todos os clientes.
Muitas informações podem fazer com que o cliente perca a paciência e desista do seu produto só de pensar em ter que ler tudo aquilo que você colocou no anuncio, então procure ser o mais objetivo possível nas palavras.
Eu costumo montar da seguinte maneira o corpo do anuncio
DESCRIÇÃO DO PRODUTO
MELHOR FOTO (escolha uma entre as 6)
OBSERVAÇÕES (detalhes como deifeitos ou particularidades)
VALOR DO PRODUTO
INFORMAÇÕES SOBRE O FRETE
FORMAS DE PAGAMENTO
A seguinte mensagem eu coloco no final de todos meus anuncios:
PERGUNTE A VONTADE ANTES DE CLICAR EM COMPRAR
PELO AMOR DE DEUS! NÃO CLIQUE EM COMPRAR SE NÃO TIVER CERTEZA QUE VAI FICAR COM O PRODUTO!
Para próxima atualização, vamos ver como o Mercado Livre cobras as taxas e como você vai paga-las.